Secretaria de Saúde de Monte Horebe realiza palestras de conscientização contra Hanseníase durante mês de campanha os Pacientes da Zona Rural

radar190

Janeiro Roxo está contando com uma Extensa programação  de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, desde a mobilização dos profissionais dos serviços públicos de saúde até a comunidade em geral, para a campanha de conscientização contra a Hanseníase.

Na manhã desta quinta-feira (18), foi realizada uma palestra para os pacientes que estavam na UBS. Posto de saúde Joaquim Saraiva de Moura. O objetivo da ação foi informar sobre os sinais que evidenciam a presença da doença, o diagnóstico e tratamento precoces para evitar danos neurais, além da investigação de contatos que convivem ou conviveram de forma prolongada, com pessoas diagnosticadas com a doença.

“A gente entende que esse mês é muito importante porque temos que conscientizar a população sobre a doença”. As pessoas acabam se reconhecendo possíveis portadores da doença e procuram os serviços de saúde. Também estamos alertando os profissionais de saúde sobre o diagnóstico.

A Hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.

A Dra. Ingrid Dueto, ainda alerta para a necessidade de identificar mais pessoas com características mais frequentes da doença como as manchas claras, róseas ou avermelhadas na pele, dormências e formigamentos. Além de também estarem em alertas aos contatos, pois não adianta apenas realizar o tratamento da pessoa com hanseníase, mas também focar na rede de convívio para conseguir quebrar a cadeia de transmissão da doença.

Palestra Ministrada por:

Dra. Ingrid Dueto (MEDICA)

 “” REDAÇÃO: RADAR 190 AGENTE SE VER POR AQUI “”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Prefeito Marcos Eron autoriza construção de sistema de abastecimento de água que irá beneficiar mais de 50 Famílias na zona rural do Município.

O prefeito Marcos Eron autorizou, na manhã desta segunda-feira (22/01), a construção do sistema de abastecimento de água que beneficiará as comunidades do Sitio Rita e Sitio Capim. Ao todo, mais de 50 famílias serão beneficiadas. O projeto, adquirido com recurso Próprio da Prefeitura de Monte, tem como foco a […]

Subscribe US Now