Monte Horebe encanta a capital com os seus músicos mirins, sua poesia, teatro e dança

radar190

A cultura e os artistas de Monte Horebe protagonizaram uma noite de música, teatro e cultura popular no Auditório Celso Furtado, localizado no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), na capital paraibana. O evento Noite de Monte Horebe aconteceu na última sexta-feira, 29 de setembro e foi a segunda edição do Programa “Raízes Paraibanas:

TCE preservando a cultura dos Municípios”. Na oportunidade o público (presencial e das redes sociais através de uma transmissão ao vivo da TV Nova Monte Horebe) pôde assistir as apresentações que se dividiram em 5 momentos distintos e demostraram o potencial artístico de Monte Horebe, a Cidade Educadora.
No primeiro momento, a Orquestra de Violinos Acordes do Monte, composta por alunos e alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, apresentou um repertório diverso que incluiu composições clássicas e do cancioneiro nordestino. A apresentação das crianças e adolescentes emocionou e surpreendeu às pessoas presentes com sua graça e domínio técnico dos instrumentos, apesar da pouca idade da maioria no palco.
No segundo momento aconteceu a apresentação da Banda Marcial Princesa Serrana, seguida pelo dueto do Maestro Edilson Ferreira, no violão, com o aluno da rede municipal horebense e do SCFV, Pedro Emanuel, tocando uma lira. O dueto interpretou a música “Anunciação” de Alceu Valença. No quarto momento aconteceu a apresentação do livro, “Reflexões: políticas para o desenvolvimento solidário”, pelo seu autor, economista e professor aposentado da UFPB, José de Oliveira Costa.
A partir daí teve início a parte de dança e teatro do espetáculo horebense. Os componentes da quadrilha junina Vozes do Sertão, em parceria com o projeto Movimento e Arte levaram ao palco coreografias, simbolos e signos da cultura sertaneja sobre um belo repertório musical. A noite foi encerrada pela poesia de Levi Bezerra, repentista de Monte Horebe.
O Presidente do TCE PB, conselheiro Nominando Diniz, disse ter ficado encantado com as apresentações. “Desde a primeira vez e sempre que tiver oportunidade de assistir a essas crianças tocando vou me emocionar. Hoje fizeram mais uma brilhante apresentação, pois juntam a graça juvenil com a beleza da música. É uma coisa realmente muito bela de se ver e ouvir. Agradeço muito à gestão e ao povo desta cidade. A Noite de Monte Horebe foi realmente um grande espetáculo, pois tivemos mais músicas, teatro, poesia, literatura e dança, tudo abrilhantando e ratificando a importância do Programa Raízes Paraibanas, cujo objetivo é exatamente repercutir e promover os valores artísticos e a cultura da nossa Paraíba”, afirmou Nominando.
Para o prefeito Marcos Eron, a noite “foi muito bela e emocionante. Agradecemos ao TCE pela oportunidade de mostrar o trabalho de Monte Horebe através da Secretaria de Ação Social e do SCFV e também um pouco do talento nas expressões artísticas do teatro, dança e poesia. Essa noite fica na nossa história e, principalmente, na memória afetiva das nossas crianças e adolescentes” afirmou o prefeito.
A Orquestra de Violinos Acordes do Monte ainda fez uma apresentação rápida no Shopping Mangabeira, o na tarde do sábado, antes do retorno para Monte Horebe. O resultado também foi a manifestação de surpresa e admiração por parte das pessoas que passeavam pelo Shopping. A apresentação improvisada teve um carinhoso acolhimento da equipe do Mangabeira Shoping e, como resultado, o início de um diálogo entre a administração dos Shoppings Mangabeira e Manaíra com a gestão de Monte Horebe para que o grupo possa participar das apresentações de Natal nos dois maiores centros comerciais da capital paraibana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

MONTE HOREBE TERÁ TEATRO DE RUA NO CENTRO DE MONTE HOREBE NESTE DOMINGO (08)

No próximo domingo, 8 de outubro, a população de Monte Horebe terá a oportunidade de assistir ao espetáculo “Torturas de Um Coração”. O espetáculo do grupo Teatro Oficina PB chega a Monte Horebe através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Monte Horebe e o Centro […]

Subscribe US Now