Janeiro Roxo está contando com uma Extensa programação de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, desde a mobilização dos profissionais dos serviços públicos de saúde até a comunidade em geral, para a campanha de conscientização contra a Hanseníase.
Na manhã desta segunda-feira (15), foi realizada uma palestra para os pacientes que estavam na UBS. Posto de saúde Joaquim Saraiva de Moura. O objetivo da ação foi informar sobre os sinais que evidenciam a presença da doença, o diagnóstico e tratamento precoces para evitar danos neurais, além da investigação de contatos que convivem ou conviveram de forma prolongada, com pessoas diagnosticadas com a doença.
“A gente entende que esse mês é muito importante porque temos que conscientizar a população sobre a doença”. As pessoas acabam se reconhecendo possíveis portadores da doença e procuram os serviços de saúde. Também estamos alertando os profissionais de saúde sobre o diagnóstico.
Explica Marilda, Coordenadora responsável pelo serviço de Hanseníase do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.
A Hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
A enfermeira do serviço ainda alerta para a necessidade de identificar mais pessoas com características mais frequentes da doença como as manchas claras, róseas ou avermelhadas na pele, dormências e formigamentos. Além de também estarem em alertas aos contatos, pois não adianta apenas realizar o tratamento da pessoa com hanseníase, mas também focar na rede de convívio para conseguir quebrar a cadeia de transmissão da doença.
Palestra Ministrada por:
Maria Aerika Pereira de Sousa (Coordenadora de imunização)
Enfermeira: Gabriela Nogueira
Dra. Thais Brindeiro
Secretaria de Saúde Milena Nogueira
“” REDAÇÃO: RADAR 190 AGENTE SE VER POR AQUI “”