Presidente da Aesa comenta possibilidade de mais chuvas no Estado

Publicado por em 23 de abril de 2018

23/04/2018

O presidente da Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, afirmou que o órgão é responsável em dar os alertas de chuvas e avisos meteorológicos e que há uma possibilidade de chuvas no Sertão do Estado, mas que a confirmação só sairia no final da manhã.

Segundo ele, as informações que os meteorologistas têm é que as chuvas vão voltar com mais intensidade nos dias 27 e 28.

Em relação às comportas do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que estão socorrendo a barragem de Acauã, João destacou que elas não foram fechadas ainda, mas que a vazão foi reduzida.

Foto: Paraibaonline

– Foram reduzidas, como havíamos planejado. A meta era proporcionar, por vários dias, 2 mil litros por segundo e depois reduzir para 800 litros por segundo. Na sexta-feira última foi feita a redução. A parte mais difícil foi feita, que era garantir água de Boqueirão até Barra de Santana – explicou.

Sobre as obras que estão sendo realizadas nos açudes de Camalaú, na cidade homônima, e Poções, em Monteiro, o gestor disse que estas estão andando devagar e que mantém a opinião de que o Ministério da Integração deveria ter esperado o período invernoso passar.

– O problema é o que nós dizíamos, que não é hora de fazer obra no meado da estação invernosa. Eles estão tendo dificuldade e eu fui lá, junto com o Banco Mundial, que vai financiar o sistema adutor do Cariri, que vai sair de Poções, descendo por Sumé até Campina Grande, e duplicar a oferta de água por todos esses municípios daquela região. Nós fomos para ver como a barragem de São José está se comportando. Na barragem de Poções eles adiaram por 30 dias as obras, e a construtora alegou que estava exatamente no pico do período invernoso. E Camalaú eles já estavam trancando a passagem da água para começar as obras – frisou.

João ainda comentou sobre a possibilidade de Boqueirão sangrar este ano e que não seria nenhuma surpresa isso acontecer pela quantidade de chuvas que ainda podem ocorrer no Cariri.

– Temos um volume muito bom. É óbvio que queremos que o açude sangre e sabemos que ele só sangrará com as águas de São Pedro (chuvas), porque a quantidade de água que vem do rio São Francisco é infinitamente pequena comparada com a água das chuvas no período invernoso – ponderou.

*As declarações repercutiram na Rádio Correio FM, nesta segunda-feira (23).



Deixe seu comentário

Publicidade

Curta nossa Pargina !

VISITANTES DO RADAR 190

contador de acessos

PRODUTOS CAJAÇAI EM CAJAZEIRAS

RUA: CEL. JUSTINO BEZERRA Nº 25 CENTRO DE CAJAZEIRAS-PB. PRÓXIMO A RÁDIO ALTO PIRANHAS. (83) 9-9823-1031 / 9-9626-1875/ 9-9823-5866

DR. LACERDA JÚNIOR

PLANTÃO POLICIAL 24 HORAS !

policia-e-policial-imagem-animada-0019 policia-e-policial-imagem-animada-0076

BANCO BMG (83) 9-96803776

MOTOMECÁNICA SÃO JOSÉ Monte Horebe-PB

(83) 9-9921-0135 (83) 9-9943-8453 E-mail: motomecánicasaojose@gmail.com

DISTRIBUIDOR AUTORIZADO: SILVIO ROLIM

FARMÁCIA BEM ESTAR – MONTE HOREBE

RUA: JOSÉ BASÍLIO BRAGA,233

TONY BALDOCK

TONY BALDOCK O VAQUEIRO APAIXONADO ! CONTACTO (88) 9767-2389

PRODUÇÃO / JOÃO VALMIR

APOIO : CULTURAL ! CLÍNICA PRÓ SAÚDE MONTE HOREBE-PB

PLANTÃO RADAR 190 ONLINE 24HS

( 83) 9-9687-9397 Junior de Dudé