Por unanimidade, Senado aprova PEC de Lira que amplia repasse do FPM aos Municípios

Publicado por em 7 de dezembro de 2017

Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia Em pronunciamento, senador Benedito de Lira (PP-AL).Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (06) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2017, do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que vai proporcionar a todos os Municípios brasileiros um repasse adicional do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, no mês de setembro, a exemplo do que já ocorre nos meses de junho e dezembro. A proposta garante 1% a mais do repasse da União relativo à arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A aprovação da proposta era aguardada com grande expectativa pelos prefeitos de todo o País, sobretudo em função do atual momento de dificuldades econômicas por que passam as Administrações Municipais. A PEC foi aprovada em Plenário, por unanimidade, em primeiro e segundo turnos, e sob calendário especial, graças a um acordo de líderes que dispensou o interstício constitucional e permitiu rapidez na tramitação, considerando a sua importância.
Em favor dos Municípios
Desde a apresentação da proposta, Lira vinha debatendo com os demais Senadores sobre a necessidade de sua aprovação, por conta da situação de fragilidade fiscal em que se encontram as Prefeituras e da importância que o FPM tem sobre a economia municipal, principalmente das cidades de menor porte, mais dependentes dos repasses. Na Paraíba, a proposta recebeu apoios e elogios de Prefeitos e da opinião pública.
Segundo Lira, a PEC irá corrigir uma grande injustiça, que é a distribuição das receitas tributárias no Brasil, pois os Municípios ficam com uma parcela pequena da arrecadação. “Isso faz com que as Prefeituras não consigam, muitas vezes, cumprir com necessidades básicas como infraestrutura, educação e saúde, para manter o conforto e segurança da população”.
R$ 5,6 milhões a mais para os Municípios
A expectativa é de que até o ano de 2021 sejam injetados nas economias municipais R$ 5,6 bilhões, a cada mês de setembro. A PEC segue para análise na Câmara e, para que já tenha validade a partir de 2018, os deputados devem aprovar a matéria até o final desse ano. “Esse é um tema que interessa a todos os parlamentares, prefeitos e brasileiros. Tenho convicção que a matéria será aprovada a tempo. Já estamos em negociação para que isso aconteça”, afirma Lira.
Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB
Líder do PMDB no Senado Federal
 


Deixe seu comentário

Publicidade

Curta nossa Pargina !

TV RECORD AO VIVO

FARMÁCIA BEM ESTAR – MONTE HOREBE

RUA: JOSÉ BASÍLIO BRAGA,233

Loteamento São Francisco

OPORTUNIDADE Vende-se Terreno 20% de Entrada Mais 24 Parcelas. A vista 20% de Desconto ! Ligue já (83) 9-9988-5237 ou 9- 9941-5333 Loteamento São Francisco em Monte Horebe-PB Isto é um grande investimento.

TONY BALDOCK

TONY BALDOCK O VAQUEIRO APAIXONADO ! CONTACTO (88) 9767-2389

EM MONTE HORE-PB

(83) 9-96803776 (LUZENIRA)

DR. LACERDA JÚNIOR

PRODUÇÃO / EXUCUTIVA (JOÃO VALMIR)

CLÍNICA PRÓ SAÚDE Dr. Caetano Neto CLÍNICA PRÓ SAÚDE Dr. Caetano Neto

PLANTÃO RADAR 190 ONLINE 24HS

DISTRIBUIDORA CAJAÇAI 9 -9626-1875 EMPREENDIMENTO: LUCIANO PESSOA

EM BREVE TV – HOREBE ! AO VIVO !

contador de acessos

PLANTÃO POLICIAL 24 HORAS !

policia-e-policial-imagem-animada-0019 policia-e-policial-imagem-animada-0076

Vem aí grande Vaquejada no parque Irmãos Ramalho nos dias 22 E 23 Dez, em Bonito de Santa Fé.