Suspender a menstruação é solução para mulheres que sofrem de TPM e cólicas

Publicado por em 2 de maio de 2017

É um grande avanço poder controlar a menstruação e suspendê-la quando necessário. A informação é da ginecologista e obstetra e professora adjunta do Centro de Ciências Médicas  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gilka Paiva. “Como tudo na vida, é preciso avaliar custo e benefício. Em mulheres que têm menstruação normal, sem necessidade de uso de contraceptivos, sem queixas à menstruação, não faz muito sentido. Até porque, para isso acontecer, será necessário tomar medicamento que tem suas implicações e, no mínimo, vai trocar o inconveniente de uma menstruação pela obrigação de estar usando uma medicação. Entretanto, para quem já faz uso de contraceptivo hormonal, realmente não é necessário que a mulher menstrue, porque não faz diferença, do ponto de vista de saúde, menstruar ou não para essas mulheres. Na verdade, elas não menstruam, sangram porque fizeram pausa da medicação”, explica a médica.

“Aquela ideia de que menstruação é a saúde da mulher é um erro de interpretação. Mulheres que têm dor, fluxo aumentado, tensão pré-menstrual, anemias, por exemplo, a menstruação é a doença da mulher. Ou seja, a mulher está bem e em função da menstruação, ou no período menstrual ficam incapacitadas, têm sua qualidade de vida prejudicada. Nessas mulheres a interrupção da menstruação é uma excelente opção e elas serão beneficiadas com essa medida”, observa Gilka Paiva que, além de ginecologista e obstetra é doutora em Ciências da Saúde e mestre em Psicologia.

De acordo com Gilka Paiva, a interrupção da menstruação é feita com contraceptivos hormonais (pílula sem pausa, injeção trimestral, implante que é inserido no braço e tem duração de três anos e dispositivo intra uterino liberador de hormônio que tem duração de cinco anos. Ainda existem muitos mitos em relação a suspensão da menstruação.

Gilka Paiva explicou que não deve ser confundida a situação da mulher que não menstrua por acaso, essa é patológica, deve ser investigada e tratada. “Uma das situações mais comuns que causam isso é a síndrome dos ovários policísticos que está relacionado à infertilidade em alguns casos. Porém a mulher que não menstrua porque está em uso de um contraceptivo continuamente e não tem contra indicações na sua história clínica para usá-lo, não terá doença porque não está menstruando e, muito menos terá infertilidade por isso. Muito pelo contrário, o tempo que estará sem menstruar estará se protegendo de uma endometriose, por exemplo, a qual tem um efeito direto na fertilidade feminina. No geral, quando essas mulheres que estão em uso de medicamento que suspende sua menstruação, ao interromper seu uso, retornam a menstruar em pouco tempo, com conseqüente retorno de sua fertilidade”     , explica.

A especialista afirma que que a interrupção da menstruação é um excelente recurso para aquelas mulheres que querem, precisam e podem usar os métodos que viabilizam essa interrupção. “Não deve ser uma decisão irresponsável e de modismo, deve ser avaliada e discutida com um especialista que possa analisar cada caso e aconselhar adequadamente a mulher”, ressalta.

Pontos positivos e negativos

Prós: comodidade e praticidade (a data vai coincidir com algum evento no qual a menstruação seria um impedimento); suspensão da perda sanguínea para mulheres com anemia;  melhora da qualidade de vida para mulheres que têm muita cólica (inclusive adolescentes) e até prevenção da evolução de doenças como a endometriose que tem uma ação direta sobre a fertilidade feminina. Além disso, a interrupção da menstruação é feita com contraceptivos hormonais (pílula sem pausa, injeção trimestral, implante e dispositivo intra uterino), sendo assim ainda tem o benefício da proteção de gravidez.

Contra: Como qualquer medicamento existem suas contra indicações e efeitos colaterais, por isso não faz sentido suspender a menstruação simplesmente para não menstruar, sem para isso ter qualquer justificativa. É preciso uma avaliação médica para discutir com o profissional quais seriam os seus riscos, pois vai depender da história de saúde e hábitos de vida da mulher. A partir de cada história se faz uma avaliação do custo X benefício e qual deve ser a melhor opção para cada realidade. Por exemplo: obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, enxaqueca, história de trombo não se recomenda o uso de contraceptivos hormonais combinados, mas em algumas situações o implante e o dispositivo intrauterino liberador de hormônio já seja a opção. Quanto a efeitos colaterais, os mais comuns vão desde náuseas para os orais até sangramento de escape (pequenos sangramentos persistentes que surgem com o uso contínuo de baixas doses hormonais)

Supressão da menstruação não faz mal à saúde

Suspender a menstruação é sempre tema para discussão, principalmente após o ginecologista baiano Elsimar Coutinho ter defendido, no livro “Menstruação: a Sangria Inútil” de 1996, que a suspensão não só livra a mulher de um incômodo mensal como é o melhor tratamento contra anemia, endometriose, mioma, cólica e a famigerada tensão pré-menstrual. Depois disso, surgiram inúmeros medicamentos à base de hormônios que interrompem o ciclo.

Já a turma que é contrária à suspensão divulga o pensamento que, com isso, perde-se o papel sinalizador da menstruação de que o óvulo não foi fecundado ou que está tudo bem com o organismo. Contudo, os estudos mais recentes comprovam o contrário e ainda mostram que as vantagens são muito maiores e que a suspensão não faz mal como se pensa ainda hoje. Uma prova é que o organismo feminino experimenta a ausência de menstruação durante a gravidez e amamentação sem problemas.

Mulheres relatam experiências positivas

Evitar uma gravidez indesejada, eliminar cólicas e tensão pré-menstrual e ainda se livrar dos incômodos tradicionais da menstruação, como o próprio fluxo sanguíneo, faz parte do sonho da maioria das mulheres e muitas paraibanas já fazem parte desse time. A empresária Ana Maria Melo, comemora suspensão e seus benefícios. “Desde que iniciei o tratamento, sou uma nova mulher. Me livrei de cólica, inchaço, TPM e até das dores nos seios, que me levavam à loucura”, comemora.

“Não existe coisa mais chata e incômoda que ficar cinco, seis dias sangrando e ainda ter que ficar me vigiando o tempo todo. Hoje estou livre dessa situação e. Além de me proteger contra uma gravidez indesejada, também tenho uma vida mais livre e tranqüila, sem absorventes na bolsa ou calças pretas ou marrons”, comemorou.

Para a empresária Maria Fernanda Assis, que segue o pensamento de Elsimar Coutinho, a ausência da menstruação não acarreta problemas de saúde à mulher, ao contrário, facilita a vida da mulher e oferece melhores condições de vida. “Ela ganha muito mais qualidade de vida que uma mulher que menstrua todo mês, pois se livra das cólicas”, disse.

No entanto, a ginecologista alerta que as mulheres que queiram usar o anticoncepcional contínuo, seja para tratamento médico ou apenas se livrar do fluxo sanguíneo, deve procurar seu médico e realizar os exames de rotina. “A suspensão do sangramento não ocorre no primeiro mês, como se imagina e, além disso, se a pessoa se encaixar no quadro de riscos, ela não poderá usar o medicamento. Por isso, a indicação e o acompanhamento médico são essenciais”, advertiu



Deixe seu comentário

Publicidade

Curta nossa Pargina !

TV RECORD AO VIVO

FARMÁCIA BEM ESTAR – MONTE HOREBE

RUA: JOSÉ BASÍLIO BRAGA,233

Loteamento São Francisco

OPORTUNIDADE Vende-se Terreno 20% de Entrada Mais 24 Parcelas. A vista 20% de Desconto ! Ligue já (83) 9-9988-5237 ou 9- 9941-5333 Loteamento São Francisco em Monte Horebe-PB Isto é um grande investimento.

TONY BALDOCK

TONY BALDOCK O VAQUEIRO APAIXONADO ! CONTACTO (88) 9767-2389

EM MONTE HORE-PB

(83) 9-96803776 (LUZENIRA)

DR. LACERDA JÚNIOR

PRODUÇÃO / EXUCUTIVA (JOÃO VALMIR)

CLÍNICA PRÓ SAÚDE Dr. Caetano Neto CLÍNICA PRÓ SAÚDE Dr. Caetano Neto

PLANTÃO RADAR 190 ONLINE 24HS

DISTRIBUIDORA CAJAÇAI 9 -9626-1875 EMPREENDIMENTO: LUCIANO PESSOA

EM BREVE TV – HOREBE ! AO VIVO !

contador de acessos

PLANTÃO POLICIAL 24 HORAS !

policia-e-policial-imagem-animada-0019 policia-e-policial-imagem-animada-0076

Vem aí grande Vaquejada no parque Irmãos Ramalho nos dias 22 E 23 Dez, em Bonito de Santa Fé.